Linha de chocolate com certificação socioambiental tem origem no sul da Bahia

Tudo começa com a qualidade do cacau produzido
JBO

A Harald, pioneira na fabricação de chocolates no Brasil e líder em coberturas, apresenta ao mercado nacional a primeira linha de chocolates para e matéria-prima de doces com a certificação socioambiental, identificada pelo selo Rainforest Alliance Certifed.

A Linha Harald Melken Unique possui entre seus produtos o Chocolate Amargo 53%, da fazenda M. Libânio, localizada no Sul da Bahia e auditada pelo Imaflora – Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola, responsável pela certificação do cacau produzido nesta fazenda.

Para alcançar essa premiação, o empreendimento precisa comprovar o cumprimento de aproximadamente cem critérios sociais e ambientais, entre os quais aqueles que comprovem que suas práticas agrícolas promovem a biodiversidade da região, o respeito à vida silvestre, aos recursos hídricos, ao solo, e também levam em consideração a qualidade de vida dos trabalhadores e suas famílias, garantindo direitos e benefícios adequados, como salários dignos, água potável, segurança, acesso à educação e saúde.

“Cabe ao produtor de Cacau Fino cumprir esses manejos agrícolas sustentáveis que cuidem da qualidade do solo, da manutenção da cabruca (sistema de plantio, onde os cacaueiros crescem a sombra de arvores maiores contribuindo para a preservação das matas e fauna) e ainda oferecer uma remuneração socialmente mais justa em virtude do preço desse produto”, justifica Ernesto Ary Neugebauer, presidente da Harald.

A Harald foi a primeira empresa no Brasil a investir em linha de produtos feitos com cacau fino de origem, acreditando que é possível fazer algo de qualidade no Brasil com o fruto brasileiro. "Sabemos o DNA de produção, já que tudo é mapeado, ou seja, sabemos de onde vem cada matéria-prima, qual é o lote do fornecedor, etc. Cada vez mais as pessoas no mercado de chocolate fino querem saber de onde vem os produtos que estão consumindo e nós já temos todo esse processo de rastreabilidade estabelecido", acrescenta.

Pioneira na fabricação de chocolates no Brasil, a Harald hoje é líder em coberturas e segunda empresa de chocolates no mercado B2B com uma produção anual de mais de 90 mil toneladas. Apesar de atuar há 30 anos no mercado, sua essência e paixão pelo chocolate nasceram há mais de 100 anos, em 1888, quando a família Neugebauer imigrou da Alemanha para o Brasil e iniciou seus  negócios em Porto Alegre (RS), abrindo, em 1903, a primeira fábrica a produzir chocolates no País.

Atualmente a indústria comercializa as marcas Harald Melken Unique – linha com alto teor de cacau e a mais sofisticada e completa coleção de chocolates de origem já produzida no Brasil -; Harald Melken – linha do mais puro e cremoso chocolate com sabor irresistível e intensidade –; Harald Melken Doce Cozinha – linha direcionada exclusivamente para confeitaria caseira que apresenta soluções para toda a família –; Harald Melken Decor – linha de produtos decorativos para chocolates e coberturas que agregam valor para diversos tipos de produtos –; Harald Top, o original – líder de mercado, é a única cobertura fracionada que garante sabor e textura mais próximos do puro chocolate &n dash;; Harald Confeiteiro, o primeiro – linha de coberturas fracionadas em suas diversas formas voltada para panificação, confeitaria, sorveteria, chocolataria e outros segmentos doces – e a Harald Confeiteiro Raspar e Cobrir ,responsável por dar o toque final nas receitas.

Atuando em vários segmentos, a Harald tem um parque industrial moderno em Santana de Parnaíba, no interior de São Paulo, onde atuam 500 colaboradores produzindo um portfólio com a mais alta tecnologia, garantindo à empresa destaque entre os principais fabricantes de chocolates e coberturas da América Latina.  Além de exportar para mais de 30 países, a Harald é uma das principais fornecedoras de chocolate para empresas do Brasil e do mundo.

O Imaflora – Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola - é uma Organização Não Governamental, sem fins lucrativos, que trabalha para promover a conservação e o uso sustentável dos recursos naturais e para gerar benefícios sociais nos setores florestal e agropecuário. Com atuação nacional e participação em fóruns internacionais, foi fundado em 1995 e tem sede em Piracicaba, interior de São Paulo. Saiba mais em www.imaflora.org.

A Rainforest Alliance trabalha com pessoas que dependem da terra para viver, ajudando-os a transformar a forma como cultivam os alimentos, extraem a madeira e recebem turistas De grandes multinacionais a pequenas empresas, cooperativas rurais e consumidores, estão envolvidos em seus esforços em todo o mundo para levar bens e serviços produzidos de forma responsável para um mercado global, onde a demanda por sustentabilidade está crescendo constantemente. Saiba mais em  www.rainforest-alliance.org. (Matéria originalmente publicada pela jornalista Bruna Sant´Anna no site Segs)